O PROBLEMA DE CABINDA FOI COLOCADO À APRECIAÇÃO DA UNIÃO AFRICANA E DAS NAÇÕES UNIDAS DE QUEM A FLEC ESPERA O APOIO DE UM PROCESSO POLÍTICO DIGNO E CREDÍVEL E DEMOCRÁTICO PARA UMA PAZ JUSTA EM CABINDA   QUE ORGANIZE UMA TRANSIÇÃO POLÍTICA?
AFINAL DE CONTAS O GOVERNO DE ANGOLA VAI NEGOCIAR COM O FCD DE NOVO OU COM A FLEC/ FAC? E O FCC NO MEIO DISTO TUDO?
A FLEC /Cnpc (Nkoto _ Likanda) NÃO ADERE E MANTÉM PORQUE ENTENDE QUE O PROCESSO ESTÁ CONFUSO E NÃO TEM SUSTENTABILIDADE POLÍTICA E SOCIAL DEMOCRÁTICA PORQUANTO NÃO RESOLVE O PROBLEMA DE FUNDO. PIOR NÃO É INCLUSIVO PORQUE EXCLUI À PARTIDA AS PARTES MAIS CREDÍVEIS DO PROCESSO.

O GENERAL KOPELIPA PODE REAL E HONESTAMENTE ORGULHAR -SE DO FCD QUE ESVAZIOU POLÍTICAMENTE DURANTE CERCA DE 8 ANOS? ONDE ESTÁ A SERIEDADE POLÍTICA.
LEMBREM -SE DA COMUNICAÇÃO DO ENTÃO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA GERAL O DR. FERNANDO DA PIEDADE NO PARLAMENTO ANGOLANO SOBRE A FLEC E O SEU PRONUNCIAMENTO SOBRE O PROCESSO DE NEGOCIAÇÕES EM CABINDA, SEMANAS DEPOIS DA ASSINATURA DO MEMORANDO EM NAMIBE?ALGUÉM SE LEMBRA DAS DECLARAÇÕES DE JOÃO LOURENÇO EM 2001 EM LISBOA SOBRE A POSSIBILIDADE DE UMA AUTONOMIA PARA CABINDA ? É UMA REFLEXÃO SOBRE A SORTE DO FORUM CABINDES PARA O DIÁLOGO ( PAU - MANDADO).ANGOLA QUER  SALVAGUARDAR O REGIME  DE SAQUE DO PETRÓLEO DE CABINDA INSTITUÍDO  DESDE OS ACORDOS DE ALVOR À MARGEM DOS QUAIS  O MPLA RECEBERA LUVAS (500 000 000 USD) PARA CAPTURAR O PETRÓLEO DE CABINDA E ADIAR A SUA INDEPENDENCIA.

ESSE REGIME QUE FAZ DO PRESIDENTE EDUARDO DOS SANTOS  O  ESTADISTA MAIS RICO DE AFRICA ,  COM 20 BILIÕES USD, FORTUNA QUE LHE PERMITE  E GARANTE A SEGURANÇA  DA IMPUNIDADE DO REGIME INSTITUÍDO PELO MPLA E QUE GRASSA EM CABINDA E QUE ANESTESIA A JOVEM DEMOCRACIA DE ANGOLA E " A COMUNIDADE INTERNACIONAL" QUE APOIA OS DIÁLOGOS NEUTRALIZADORES DA SOLUÇÃO JUSTA PARA A PAZ E A LIBERDADE (INDEPENDENCIA) DE CABINDA PREVISTA NO TRATADO DE SIMULAMBUCO E QUE A DEMOCRACIA DEVE PROPORCIONAR A CABINDA. TAL COMO EM BARCELONA, NA ESCÓCIA  O POVO DE CABINDA TEM O DIREITO DE SER OUVIDO?

KITEMBO TEM OU NÃO MANDATO DE NZITA TIAGO? O POVO PRECISA SABER A VERDADE. CONTUDO KITEMBO SABE QUE QUEM TROUXE A GUERRA EM CABINDA NÃO É A FLEC MAS, SIM ANGOLA (OPERAÇÃO CARLOTA EM 1974) E A INVASÃO DE CABINDA. TALVEZ  NÃO SAIBA.
A FLEC NÃO Á APOLOGISTA DA GUERRA GRATUÍTO. A CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS DEFENDE O DIREITO À LÉGITIMA DEFESA EM CASO DE AGRESSÃO. KITEMBO CONHECE MAL AS ORGANIZAÇÃO DE DIZ SER VICE -PRESIDENTE.

QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. ANGOLA TEME A FLEC /CONSELHO NACIONAL DO POVO DE CABINDA. QUE EXIGE A DEMOCRACIA PLENA EM CABINDA PARA DIRIMIR O CONFLITO DE CABINDA, CONFLITO ESSE QUE EXISTIRÁ INDEPENDENTEMENTE DA GUERRA QUE ANGOLA (MPLA( MOVE CONTRA CABINDA E OS CABINDA. QUANTO À SUPOSTA CARTA DO FCD DE BENTO BEMBE CUJO MEMORANDO ASSINADA COM O MPLA NÃO RESULTOU SEQUER NUM ESTATUTO ESPECIAL É UMA ENCENAÇÃO E UMA MANOBRA DO REGIME PARA VALORIZAR E SALVAR O UM FCD FALIDO. É UMA ATITUDE HIPÓCRITA, CÍNICA, IRRESPONSÁVEL E SEM SENTIDO DE ESTADO  AQUELA DO PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, DE SE ESCONDER POR DETRÁS DE UMA SUPOSTA CARTA DO FCD, QUE VISA DESFARÇAR A DERROTA DA SUA POLÍTICA DE VISTAS CURTAS, DE SAQUE E PRECARIZAÇÃO A TODO CUSTO DE CABINDA.  

QUAL FLEC / FAC ? A DE ANTOINE NZITA, A DE NZITA TIAGO, A DO KITEMBO OU A DO ALEXANDRE TATI QUE RECEBERAM AVENÇAS DO MPLA E ACABARAM POR NÃO ADERIR AO  FAMIGERADO MEMORANDO DE ENTENDIMENTO QUE VEIO PREMIAR A OCUPAÇÃO.

 

O POVO DE CABINDA SABE E ACOMPANHA TODO ESTE PROCESSO -TRAPALHADA QUE VISA  ESVAZIAR  A FLEC CONSELHO NACIONAL DO POVO DE CABINDA QUE DEFENDE COM FRONTALIDADE DEMOCRÁTICA A VERDADE DE CABINDA, DA FLEC E UMA TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA PARA CABINDA A PARTIR DE 2017 E NÃO O RADICALISMO MILITAR ( MILITARISMO) EM CABINDA QUE É O APANÁGIO DO DO MPLA E DO ESTADO ANGOLANO SEM NENHUMA SOLUÇÃO DEMOCRÁTICA PARA O CONFLITO POLÍTICO -MILITAR- JURIDICO DE CABINDA.
E CASO PARA SE  INTERROGAR SE É A FLEC QUE VAI SALVAR O FCD E A FACE DO MPLA E DE EDUARDO DOS SANTOS NA QUESTÃO DE CABINDA OU O MPLA QUE VEM SALVAR A FLEC QUE TANTO TEME? 
A PROCISSÃO AINDA ESTÁ NO ADRO. O POVO DE CABINDA NÃO É UM CONJUNTO DE CARNEIROS. TENHO DITO.

PRESIDENTE EXECUTIVO DA FLEC CNPC/NKOTO -LIKANDA

STEPHANE